Cidades

Niterói vai iniciar protocolo de teste em massa para detectar Covid-19

Neves contou que o Brasil é o país que tem o menor índice de testagens no mundo e que com cerca de 200 milhões de habitantes só aplicou 60 mil testes. Foto: Plantão Enfoco

Niterói já recebeu os 50 mil testes encomendados para detecção do novo coronavírus (Covid-19). Na próxima segunda-feira (13) a Prefeitura deve anunciar o protocolo desenvolvido pelos epidemiologistas, infectologistas e pela Secretaria de Saúde para o processo de testagem massiva na população.

O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves na noite desta sexta-feira (10) durante reunião diária em seu gabinete com demais secretários. A transmissão foi feita pela internet. Neves contou que o Brasil é o país que tem o menor índice de testagens no mundo e que com cerca de 200 milhões de habitantes só aplicou 60 mil testes.

Ele explica ainda que os números de casos informados pelas prefeituras, estados e Ministério da Saúde não refletem a realidade da pandemia no país, justamente pela falta de testes em massa.

"É importante saber que a realidade é até 10 vezes mais grave. Precisamos ter transparência para esclarecer isso. O Brasil tem um grau de subnotificação elevado porque não está fazendo testagem", diz.

Neves explicou que a chegada dos 50 mil testes é mais uma das estratégias adotadas pelo município "para vencermos essa guerra, segundo as experiências internacionais já demonstradas", finaliza.

Mortes

Com base em estudos feitos por especialistas em Saúde, Rodrigo Neves também alerta para estimativa da cidade chegar a até 10 mil pessoas infectadas nos próximos 4 meses, caso medidas de isolamento social não sejam obedecidas.

"Se ficarmos com as taxas iguais as da Coréia do Sul, podemos ter de 40 a 60 mortos nos próximos 4 meses, caso não sejamos disciplinados", alerta.

Publicada às 20h39

< Botafogo estuda fazer investida pela volta do atacante Neilton Distribuição de cartão auxílio começa segunda em Niterói <